Início Colunistas Você incentiva seu filho a ler?

Você incentiva seu filho a ler?

174
COMPARTILHAR

image002

Poucas coisas são mais divertidas do que brincar com uma criança. É sempre bom acompanhar os pequenos com os diversos brinquedos que o mundo moderno proporciona. Mas, entre bonecas, carrinhos e jogos muitas vezes deixamos de lado um item fundamental para o desenvolvimento dos nossos filhos: o livro.

É incrível como histórias têm o poder de formar e transformar a cabeça de qualquer pessoa. Quando incentivamos esse hábito desde o começo da vida, muitos benefícios podem ser observados em curto e em longo prazo.

A grande vantagem da leitura para a criança é o estímulo à criatividade. Ao entrar em contato com as histórias, os pequenos exploram um mundo totalmente desconhecido, fantasiam personagens, lugares e situações. Isso tudo contribui para que, desde a primeira infância, eles pensem “fora da caixa” e desenvolvam esse lado criativo, o que vai refletir nas próprias escolhas que eles tomarão ao longo da vida.

Mas este não é o único benefício da leitura. Ela também é fundamental para o desenvolvimento do repertório das crianças, aumenta o vocabulário, facilita o aprendizado da escrita e, claro, agrega muito mais conhecimento aos nossos filhos.

Os pontos positivos da leitura são, portanto, inúmeros. Esse é um fato comprovado inclusive por meio de pesquisas. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil revelou em um estudo que, para crianças de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo histórias e folheando livros equivale a 50 mil dólares anuais na sua futura renda.

Além de incentivar a leitura, é importante que os pais estejam atentos ao conteúdo das histórias que seus filhos estão lendo. Procure indicar contos que tenham uma mensagem socioeducativa, ou seja, que agreguem valores e bons aprendizados para o futuro das crianças.DSC05056_

Por fim, vale lembrar que o hábito da leitura pode ser praticado de diversas maneiras. As histórias estão nos livros, na nossa vida, na imaginação das pessoas e até nos celulares. Permita que esse universo entre na sua família e encha seus filhos de histórias. É um caminho sem volta, mas que só traz benefícios.

*Por Fabiany Lima é mãe de Gêmeas, escritora de livros infantis e criou o aplicativo Timokids, que oferece livros e jogos socioeducativos com ilustrações em 3D narrados e legendados em 3 idiomas e que estimula a interação da família.

Como todas sabem que eu Laura, sou super fã da leitura infantil e super indico! 😉

Espero que tenham gostado meninas! 😉

Beijos,

laura carvalho

Créditos:

Timokids

Autora: Fabiany Lima

Agradecimentos:

PiaR Comunicação – Renan Fantinato

renan@piarcomunicacao.com.br

Facebook