Início Filhos Os benefícios da natação para a criança

Os benefícios da natação para a criança

85
COMPARTILHAR

 

A Natação infantil melhora o desenvolvimento neuromotor da criança e fortalece a musculatura.

Desde cedo as crianças devem ser incentivadas a exercerem alguma atividade física. As vantagens de um esporte iniciado logo cedo são inúmeras. A natação é uma excelente dica ao público infantil.

Ela proporciona vários benefícios para a criança; melhora a capacidade cardiorrespiratória,ativa e dá mais mobilidade às articulações, desenvolve as noções espaciais, temporais e de ritmo, estimula um sono mais tranquilo, reforça o apetite, o tônus, a coordenação, o equilíbrio, a agilidade, a força, a velocidade, desenvolve habilidades psicomotoras como a lateralidade, as percepções tátil, auditiva e visual, as noções espacial, temporal e de ritmo, sociabilidade e autoconfiança.

A atividade física é muito importante para todos e é bom começar desde criança…

Segue 3 pontos importantes para a Atividade Física na rotina de uma criança:

1. Quais problemas de saúde a atividade física combate mais?

Principalmente as doenças cardiovasculares. Muitas vezes, a origem dessas disfunções está na infância. Propiciar uma vida saudável, com atividades físicas, alimentação bem equilibrada e atendimento médico adequado, reduz as chances de uma complicação no futuro.

2. A curto prazo, quais são os benefícios?

Está provado que crianças ativas têm melhor rendimento escolar, disposição física superior e melhor qualidade de vida. Há também aprimoramentos nos desenvolvimentos emocional e social, auxiliando no autoconhecimento e na capacidade de lidar com as frustrações.

3. Como estimular as crianças?

A iniciação esportiva deve ser apresentada à criança não como uma obrigação, mas como algo prazeroso e divertido. Na outra ponta do processo, é interessante que os pais limitem o tempo do “entretenimento de tela”, como os jogos eletrônicos e a televisão, para no máximo duas horas diárias, dividida entre os períodos manhã, tarde e noite. Na rotina da criança é preciso que sobre tempo para ela brincar ao ar livre, correr, jogar bola, práticas insubstituíveis na infância.

E seu filho (a) faz alguma atividade física???

Lembrando que não podemos esquecer que: a criança não deve ser obrigada a fazer aquilo que não gosta. Deixe que ela escolha a sua atividade física.

COMPARTILHAR
Post anterior6 Dicas de como vestir o bebê no verão
Próximo post10 dicas importantes de como usar repelentes em crianças.
Laura Carvalho
Laura Carvalho Mãe do Jean (5 anos) e do João (4 anos), 31 anos, Influencer Digital, autora dos Blogs Mãe de 2, Nós Mães e Mães na Corrida. E desde o nascimento do Jean ela largou a carreira para se dedicar totalmente a maternidade. Após mudar para São Paulo começou a escrever e dividir suas experiências com outras mães através do site e suas redes sociais. No final de 2015 Laura encontrou um novo hobby, e que tem se dedicado cada vez mais, corridas de rua, só em 2016 Laura participou de mais de 40 provas.