Início Colunistas Amamentação x câncer de mama por Dra. Flávia Fairbanks

Amamentação x câncer de mama por Dra. Flávia Fairbanks

67
COMPARTILHAR

Vamos falar sobre os benefícios que a amamentação trás para as mulheres e a importância da amamentação para diminuir o câncer de mama mais comuns nas mulheres.

*Dra. Flávia Fairbanks – ginecologista e obstetra

A amamentação exclusiva até os 6 meses é defendida por médicos especialistas, oferecendo uma série de benefícios para a saúde do bebê e o fortalecimento do vínculo com a mãe.

Porém, além dos bebês, a amamentação é importante para a preservação da saúde da mulher. Diversos estudos epidemiológicos indicam que para os tipos de câncer de mama mais comuns, a amamentação e número de gestações da mulher diminui o risco do câncer de mama.

Por exemplo, uma análise envolvendo 47 estudos epidemiológicos incluiu 50.302 mulheres com câncer de mama e demonstrou uma redução de 4,3% no risco de câncer a cada 12 meses de amamentação.

O efeito protetor parece ser ainda mais evidente quando está relacionado ao desenvolvimento do câncer de mama em mulheres que estão na pré menopausa e que tenham histórico familiar positivo para a doença em parentes de primeiro grau.

Além dos benefícios apontados acima, é importante reforçar a realização anual do exame ginecológico e mamografia após os 40 anos.