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Alimentação: As frutas e as crianças.

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As frutas são boas aliadas da alimentação infantil saudável. Além delas serem saborosas e ter um gostinho doce, o que pode substituir em muitas vezes o próprio doce. Claro que tem crianças que tem uma certa resistência, mas  é tudo uma questão de adquirir o hábito de consumi-las.

As frutas tem água, fibras, vitaminas, sais minerais, frutose, carboidratos, gorduras e proteínas. E não é só. Toda essa variedade nutricional vem com poucas calorias, é facilmente digerida e dá boa saciedade.

Especialista sugerem que as crianças maiores de 1 ano consumam de 3 a 4 porções de fruta por dia pelo menos. O importante é consumir na forma “in natura” onde os valores nutricionais são maiores.

receita-picolé-de-frutas-caseiro

Aqui vou colocar para vocês uma tabelinha dos principais benefícios das frutas mais consumidas pelos pequenos:

– Laranja 
Rica em fibras, contém vitamina C, que fortalece a defesa do organismo, combatendo a tosse e o resfriado. A vitamina C também ajuda na absorção do ferro, evitando a anemia, tão comum na infância.

– Mamão
Tem efeito laxante e contém uma enzima chamada papaína, que torna mais rápido o processo de cicatrização de úlceras e feridas.

– Melancia
Assegura uma boa hidratação para as crianças porque é constituída de muita água. Tem vitamina A, importante para o desenvolvimento ósseo, e potássio.

– Maçã
Tem boas concentrações de fibras, que contribuem para a regularidade intestinal. A casca é rica em vitamina C, e a mastigação da fruta auxilia na prevenção de cáries, pois sua textura e composição ajudam na limpeza dental.

– Banana
É rica em vitaminas, principalmente as do complexo B, que dão energia. Fonte de potássio, a banana ajuda a prevenir cãibras quando consumida regularmente.

Para crianças mais resistentes é sempre bom inovar a forma com que se apresenta as frutas aos pequenos e aqui vai uma receitinha muito boa:

Picolé de frutas!!!

Faça picolés com pedaços de frutas. Basta cortá-las em cubinhos, misturar com suco de laranja ou limão, colocar em fôrmas próprias, espetar um palito de madeira e levar ao congelador.

Espero que tenham gostado!!

Beijos,

Vê – Blog Papais do Gui