Início Colunistas 5 dicas de como prevenir Otite no verão

5 dicas de como prevenir Otite no verão

107
COMPARTILHAR

Durante o verão é comum o aumento dos casos de otite, pois o contato com a água associado às altas temperaturas aumenta a umidade local, removendo a barreira de proteção da pele e permitindo a entrada de agentes infecciosos.

Os casos mais comuns são de otite externa e estes se apresentam com dor, coceira, sensação de ouvido tampado, diminuição da audição e, por vezes, presença de secreção.

Ao menor sinal de sensação de água no ouvido e dores, procure um médico especializado para o diagnóstico, a partir do histórico do paciente e do exame físico.

Seguem 5 dicas para prevenção e tratamento da otite externa.

1- Evite manipular o ouvido com hastes flexíveis;
2- Seque o conduto auditivo após o contato excessivo com a água;
3- Use protetor auricular ao nadar;
4- Evite a automedicação. O uso de medicações caseiras ou apenas de anti-inflamatórios pode acarretar a piora da infecção local e sua extensão para toda a orelha;
5- O tratamento correto é baseado em uso de gotas otológicas tópicas. As gotas otológicas são medicações que contém antibióticos não podendo ser compradas sem receita. Durante o tratamento, evite o contato com a água e manipulação da orelha

Por Dra. Priscila Roldan dos Santos, otorrinolaringologista da Clínica Doktor’s (www.doktors.com.br).

COMPARTILHAR
Post anterior10 dicas importantes de como usar repelentes em crianças.
Próximo postMake: Saiba como aplicar a técnica do contorno
Laura Carvalho
Laura Carvalho Mãe do Jean (5 anos) e do João (4 anos), 31 anos, Influencer Digital, autora dos Blogs Mãe de 2, Nós Mães e Mães na Corrida. E desde o nascimento do Jean ela largou a carreira para se dedicar totalmente a maternidade. Após mudar para São Paulo começou a escrever e dividir suas experiências com outras mães através do site e suas redes sociais. No final de 2015 Laura encontrou um novo hobby, e que tem se dedicado cada vez mais, corridas de rua, só em 2016 Laura participou de mais de 40 provas.